PESQUISAR

segunda-feira, 11 de abril de 2011

O primeiro carro nacional

Em 15 de novembro de 1957, saía às ruas o primeiro automóvel fabricado no Brasil, tratava-se da perua DKW. Era um carrinho que mais parecia um carro de padeiro. As linhas traseiras quadradas nada tinham a ver com a frente arredondada, herdada dos DKW fabricados na Alemanha, pela Auto-Union. Não havia muitas alternativas quanto à cor da pintura nem do estofamento. Mas a perua andava bem e surpreendia pelo desempenho e economia.

O motor era de dois tempos e três cilindros, com tração dianteira. No entanto, sua aceleração e sua velocidade máxima eram razoavelmente boas para a época. O câmbio tinha quatro marchas para a frente e a estabilidade era satisfatória. O consumo de gasolina – que não era levado em conta naqueles tempos de fartura de petróleo – era surpreendentemente baixo. O grande inconveniente era a necessidade de se misturar o óleo à gasolina, no próprio tanque. Além disso, o cheiro exalado pela furgoneta  fosse simplesmente horrível.




Na verdade, a perua DKW foi o primeiro carro brasileiro com características de continuidade. Mas, antes dela, deve-se mencionar o aparecimento da Romi-Isetta, chamado carro-bolha, fabricado pelas Indústrias Romi de Tornos por um breve período. Além disso, tanto a Ford como a GM haviam nacionalizado grande parte de seus componentes da linha de montagem. A Willys, logo a seguir, nacionalizou totalmente o seu Jeep Willys.

Em 1959, porém, o automóvel nacional tornou-se uma realidade palpável: ele era visto nas ruas e nas estradas, estava nos  concessionários e podia ser adquirido, até mesmo financiado. Neste ano surgiram a perua DKW de linhas renovadas, o sedan DKW, o primeiro Volkswagen 1200, o Simca Chambord, a VW Kombi e o Renault Dauphine.

5 comentários:

  1. Um carro desses hoje em dia, conservado, deve valer uma nota preta...

    "Vivendo e aprendendo"

    ResponderExcluir
  2. Vale msm cara.. isso se vc encontrar alguem com um para vender rsrs.

    abraço

    ResponderExcluir
  3. Vlw por seguir... Tô seguindo d volta... Gostei do blog!

    ResponderExcluir
  4. poise tem sim todo ajno.
    obg pela visita estou te seguindo se puder seguir me agradeco
    abraco!!

    ResponderExcluir

BILLY


MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com